quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Pessoas Especiais






Sem vocês, certamente, o Projeto Rondon e a nossa passagem por Alvorada do Oeste não seriam a mesma coisa. O nosso MUITO OBRIGADO por tudo, estarão sempre em nossos corações!!

Saudades ...
SELVA!!!

Nosso Anjo @arcanjo


2° Sargento Alberto, nosso Anjo @rcanjo. Além, de fazer nossa proteção, fez também nossa alegria em todos esses dias que passamos juntos e conquistou nossos corações. A distância é apenas um detalhe dentre tudo que vivemos e das lições que nos ensinastes. Você foi além da sua obrigação. Foi nosso anjo e nosso AMIGO! O grito “Alvorada”, as 7 da manhã, continua ecoando em nossos corações.
Anjo @rcanjo prossiga na sua missão que é muito linda e CONFIA que a gente aqui vai fazer o mesmo.

SAUDADE é o que nos resta dizer e em nossos corações resta a esperança de um REENCONTRO...


Arcanjo

Arcanjo significa literalmente "anjo principal". O prefixo "arc" significa principal ou mais importante.
Os arcanjos fazem parte de uma categoria angelical muito especial. Eles são considerados protetores e estão acima dos anjos na hierarquia divina, são o chefe dos anjos. Isto não significa que eles sejam mais importantes do que outros seres divinos, mas que possuem grandes poderes.
Os arcanjos têm a função de cuidar de vários aspectos da vida das pessoas e, principalmente, trabalharem para o bem de todos. Fazem isso, por exemplo, iluminando o pensamento de governantes, cientistas, de médicos e pessoas ligadas à área da saúde. Eles também são os encarregados de transmitir as mensagens divinas.

Depois dessa definição, não precisamos dizer mais nada!!!!!


SELVA (aquele do fuuundo da alma)!!!

Confraternização na casa do Josias


Josias sempre parceiro preparou um churrasco para nós depois de um dia cheio de trabalho!

Passeio Rio Madeira


Para fechar a estadia em Rondônia com chave de ouro, tivemos a oportunidade de um passeio pelo Rio Madeira. E ainda puderam ver o famoso boto cor de rosa.
O passeio foi marcado por belas paisagens, fotos, sorrisos, alegria pela missão cumprida e tristeza por saber que alguns instantes depois teríamos que deixar uma história e pessoas maravilhosas que conhecemos.
e a pergunta que não quer calar...Pq o Kayo não apareceu na foto? Rsrsrsrsrs


O Rio Madeira

O rio Madeira é um rio da bacia do rio Amazonas, banha os estados de Rondônia e do Amazonas. É um dos afluentes do Rio Amazonas. Tem extensão total aproximada de 1 450 km.
Uma subespécie de boto habita em exclusivo o sistema fluvial do Madeira.
O Rio Madeira nasce com o nome de rio Beni na Cordilheira dos Andes, Bolívia. Ele desce das cordilheiras em direção ao norte recebendo então o rio Mamoré-Guaporé e tornando-se o Rio Madeira - que traça a linha divisória entre Brasil e Bolívia.
O rio Madeira recebe este nome, pois no período de chuvas seu nível sobe e inunda as margens, trazendo troncos e restos de madeira das árvores.

SELVA!!!

Treinamento na SELVA





É, tivemos uma tarde de treinamento na selva. Jamais esperamos precisar das lições aprendidas, mas conhecimento é sempre bom.
A atividade foi divertida, andar na Selva Amazônica não faz parte da nossa rotina aqui. Muito menos ver cobras, macacos, gato selvagem e comer carne de jacaré com farofa de tartaruga.
Enfim, mais lições do Projeto Rondon.
E nessa tarde, a parte mais engraçada foi o grito da Gi que ecoou pela Selva Amazônica rsrsrsrs. Foi só um tirinho Gi!

SELVA!!!

Visita Museu da Estrada de Ferro Madeira Mamoré






Em Porto Velho, pudemos conhecer a Estrada de Ferro Madeira Mamoré (EFMM). No local ainda é conservada a primeira locomotiva que veio para o Brasil. Ela permaneceu em Santa Catarina e em 1984 foi levada para Porto Velho, segundo José Nazareno Araújo Alexandre dos Santos, que foi foguista e atuou como maquinista entre outras funções na EFMM.
A história da construção dessa importante estrada foi relatada na minissérie global Mad Maria.
O Projeto Rondon, além de proporcionar conhecimento e uma lição de vida, nos deu a oportunidade de ter esse contato com a história de Porto Velho.


O Museu

O Museu reúne os pertences e objetos da Estrada de Ferro Madeira Mamoré, chamada de “Ferrovia do Diabo” devido a morte de milhares de trabalhadores durante as obras, que foi construída no início do século XX. Constitui-se numa das principais atrações históricas de Rondônia, possuindo várias instalações que podem ser visitadas.
A Estrada de Ferro Madeira-Mamoré foi uma das construções mais difíceis da engenharia mundial, ao lado da construção do Canal do Panamá - marcada pelo alto custo em vidas humanas.
É um verdadeiro marco do ciclo da borracha, onde a extração do látex da seringueira constituía-se em importante produto estratégico da Amazônia - embora seu fato causador tenha sido o acordo Brasil-Bolívia, para a solução da Questão do Acre, que contou com a participação diplomática do Barão do Rio Branco.

SELVA!!!

Hora da soneca






Como ninguém é de ferro, nem mesmo os rondonistas da Unisul, o jeito é tirar aquela sonequinha gostosa.

Rondonistas na Cidade Maravilhosa


Ahh o Rio de Janeiro, cidade maravilhosa, encantadora. O passeio foi marcado por muita alegria. Copacabana, Ipanema, Leblon e Maracanã fizeram parte do roteiro.
E há quem diga que valor nenhum paga o prazer de tomar água de coco em Ipanema e depois bater aquele papo cabeça com Carlos Drummond de Andrade.
Felicidade já estava estampada no rosto dos rondonistas que aguardavam ansiosos o início da missão em Alvorada do Oeste.

SELVA!!!

quinta-feira, 29 de julho de 2010

Professoras com o ministro Nelson Jobim


As professoras participantes do Projero Rondon Gisele Vargas e Sidenir Niehuns Meurer bateram foto com Nelson Jobim, ministro da defesa, na abertura do Projeto em Porto Velho - RO!
Duuuas gatonaas :)

Pôr-do-sol em Alvorada do Oeste


Como prometido o pôr-do-sol de Alvorada do Oeste! Já haviamos avisado que é LINDO!!

SELVA!!

Continue ligado, mais notícias a qualquer momento!

Professoras participantes do Projeto Rondon encontram aluno da Unisul Virtual em Alvorada do Oeste


A equipe da Unisul participante do Projeto Rondon – Operação Mamoré está alojada na Casa do Idoso de Alvorada do Oeste-RO , onde recebeu a visita de Valter Figuera Larios Júnior, proprietário de um site de notícias do município.
Conversando com Júnior, para agradável surpresa, as professoras coordenadoras Gisele Vargas e Sidenir Niehuns Meurer descobriram que se trata de um aluno da Unisul Virtual, estudante do curso Multimídia Digital. Segundo ele, após o término dessa graduação pretende ingressar no curso de Web Designer e fazer pós-graduação em comunicação, mercado em crescimento em Rondônia.
Para Júnior, que conheceu a Unisul através de um anúncio em um site, o método de ensino utilizado pela Unisul Virtual e ótimo e, segundo ele, foi graças a universidade que realizou o sonho de estudar comunicação, área em que ainda não são oferecidos cursos pelas universidades do Estado em que reside.
Ao saber que a equipe da Unisul estaria em Alvorada do Oeste desenvolvendo um trabalho voluntário na capacitação de multiplicadores do conhecimento, Júnior ficou muito feliz. “Foi uma alegria saber que conheceria colegas de faculdade sem sair de casa. Essa foi uma experiência muito importante para mim, pois me fez ter a certeza de que quero ir ate o fim do curso. Quero ainda conhecer a sede da universidade em Tubarão, isso será uma realização” descreve o jovem.

SELVA!!!

Continue acompanhando nossa aventura na Selva!

Rondonistas realizam confraternização com idosos de Alvorada do Oeste


Melhor idade levantou poeira na quadra poliesportiva do município na ultima sexta-feira, dia 23.

Ao ritmo empolgante da música “Poeira”, interpretada pela cantora Ivete Sangalo, foi iniciado o exercício de alongamento, primeira atividade da confraternização. Os participantes se mostraram bastante satisfeitos e felizes com a realização do encontro desenvolvido pelas universidades Unisul e Unifev, ambas participantes do Projeto Rondon – Operação Mamore.
Após o exercício físico, o acadêmico de psicologia da Unisul Kayo Brodbeck, realizou uma palestra sobre motivação para a terceira idade. O jovem aproveitou a frase “Os idosos são crianças inocentes na sua velha idade” exposta na camiseta confeccionada para os freqüentadores da Casa dos Idosos de Alvorada do Oeste para iniciar sua explanação motivacional. O momento ainda contou com depoimentos de alguns participantes que relataram um pouco de sua vida e da satisfação em participar das atividades e de receber o Projeto Rondon.
As atividades continuaram acompanhadas por uma trilha sonora eletrizante e os idosos, junto com os rondonistas, mostraram gingado ao realizarem a coreografia da musica Rebolation, do grupo Parangolé. Mas, o que a terceira idade gosta mesmo e de dançar forró e foi assim que a quadra poliesportiva se transformou em um salão de danças.
Para repôr as energias de todos, foi servido um lanche e sorvete como sobremesa. Depois da refeição o forró voltou a tocar e os pés voltaram a arrastar. A confraternização foi encerrada por volta das 17h30min e os participantes se mostraram gratos pela tarde agradável que a eles foi proporcionada.
Nesta sexta-feira outro encontro com os idosos será realizado na quadra poliesportiva da cidade, a partir das 14 horas. Dessa vez será uma festa julina em que os participantes vão vestidos a caráter e contará com quitutes da época.
A administração municipal realiza atividades com os idosos de Alvorada do Oeste semanalmente na Casa dos Idosos, porem, como a equipe do Projeto Rondon está alojada no local, o encontro ficou impossibilitado. Mas, para que o grupo da melhor idade pudesse continuar se reunindo, além de ter a oportunidade de interagir com o projeto, os rondonistas programaram as duas edições da confraternização.
As universidades Unisul e Unifev permanecem no município desenvolvendo suas atividades ate sexta-feira, dia 30. Posteriormente, partem para Porto Velho onde participam do jantar de encerramento do Projeto Rondon – Operação Mamoré e no domingo voltam para seus estados de origem, Santa Catarina e São Paulo.


SELVA!!!

Confraternização integra rondonistas


Depois de quase duas semanas longe de casa, a sensibilidade aumenta e a saudade talvez já nem caiba no peito. As diferenças também ficam mais visíveis, mas o mais importante é manter o espírito de equipe. Por isso, nosso Arcanjo Alberto organizou essa confraternização.
O nosso momento contou com muitas musicas animadas, pizzas deliciosas, dinâmicas de grupo, concurso da melhor roupa confeccionada com material reciclável que a nossa Pingüim (Tati) ganhou, sorrisos e lagrimas emocionadas com o depoimento de encerramento da prof. Gisele.
Na primeira dinâmica, a equipe foi dividida em dois grupos e tinham a missão de confeccionar um boneco com jornal e fita e fixá-lo na cartolina, depois foi feita uma analise da construção dos bonecos. A segunda, foi a dinâmica do “emboladão” em que cada pessoa deveria gravar o rosto do colega que estava no seu lado direito e também a do lado esquerdo. Depois, todos poderiam andar aleatoriamente até o momento em que deveriam se reunir no centro da sala e dar as mãos novamente para os colegas da direita e esquerda. Estava formado um verdadeiro “emboladão” e com um ajudando o outro o circulo deveria ser feito novamente.
Mais uma vez ficou evidenciada a importância de o grupo se manter unido para cumprir a missão que recebeu ao se tornar integrante do Projeto Rondon e de que as diferenças devem ser superadas e usadas para o aprendizado da vida.
Participar do Projeto Rondon e crescimento profissional, mas o crescimento pessoal e muito maior.
Esperamos que cada um leve um pouco de todos e deixe um pouco de si, que as diferenças sejam superadas e que o nosso grito continue cada vez mais forte e mais unido...
SELVA!!!


Continue acompanhando nossa rotina!

Projeto Rondon faz reconhecimento de gruta ecológica


O expediente começou cedo para os rondonistas no domingo. O dia nao tinha nem clareado ainda quando o nosso Arcanjo Alberto passou pelos quartos anunciando a “Alvorada”. Depois de tudo pronto, partimos para o reconhecimento da gruta, situada há cerca de 40 km do centro de Alvorada do Oeste.
A gruta já atraiu inúmeros visitantes, porém, segundo moradores locais, há alguns anos o local e pouco procurado. Realmente, esse fato e lamentável, pois o local e MUITO LINDO. Tanto que nos, rondonistas, chamamos de “gruta encantada”.
Depois de muito caminhar, escalar pedras, atravessar trechos com agua, alguns arranhões e escorregões, o passeio terminou com aquele lanche preparado pela Dona Maria e o café cremoso da Elisangela para repôr as energias.
No caminho nos deparamos com paisagens lindas, diferente das que estamos acostumados a ver em Santa Catarina. A atividade foi muito importante, não apenas pelas belas imagens, mas sim para percebermos o quanto o trabalho em equipe é importante. Durante o percurso, encontramos alguns obstáculos e se não contássemos com a ajuda um do outro, talvez não tivéssemos chego ate o local onde tomamos um banho revigorador e tivéssemos dado aquele grito SEEEEEEEEEEEELVA tão gostoso!!
E para fechar o dia, aquela carne de porco saborosa preparada pelo nosso querido Fred!

SELVA!!!

Rondonistas apresentam estudo de caso Latesa


Os acadêmicos Daniel e Jariel apresentando o estudo de caso Latesa que foi trazido de Santa Catarina como um exemplo a ser adotado pelos agricultores de Alvorada do Oeste.
O vídeo mostra o Sr. João Bertoldo, um agricultor que iniciou seu negocio com quatro vacas e hoje tem mais de 400.
A palestra teve a intenção de motivar os agricultores de Alvorada a terem coragem e dedicação para ampliarem seus empreendimentos. Esperamos que a atividade tenha incentivado todos que estavam presentes.
SELVA!!!

Mais noticias a qualquer momento!

Alunos visitam lixão de Alvorada D’Oeste


Como trouxemos um estudo de caso para a solução do problema de destinação de resíduos sólidos de Alvorada D’Oeste, antes da apresentação fomos até o lixão da cidade para verificarmos a real situação. E, para nossa tristeza, nos deparamos com uma situação nada agradável e muito menos favorável a preservação do meio ambiente.
Os catadores queimam o lixo para diminuir a quantidade de resíduos e esse fato, além de proporcionar um horrível odor, é muito prejudicial ao meio ambiente.
Em Alvorada D’Oeste não é realizada a coleta seletiva, por isso, nesse local também encontramos diversos materiais que podem ser reaproveitados, inclusive, dejetos de animais. É uma pena saber que ao invés de gerar renda, isso só degradada nosso planeta.
É por isso que trouxemos o estudo de caso para a destinação correta dos dejetos e também outras oficinas para reaproveitamento de materiais. É assim que vamos formar multiplicadores do conhecimento preocupados com o meio ambiente!!


Mais notícias a qualquer momento, acompanhe!
SELVA!!

Rondonistas apresentam estudo de caso Ossotuba


Os rondonistas Daniel e Jariel (parece dupla sertaneja, não¿!) apresentando para a comunidade de Alvorada D’Oeste o estudo de caso da Ossotuba, empresa que transforma dejetos de gados, suínos e aves em ração animal, uma das alternativas propostas para a solução do problema de destinação de resíduos sólidos existente no município.
A professora Gisele encontrou o anúncio da Ossotuba em um jornal de Tubarão e surgiu a idéia de levar o estudo de caso para Alvorada.
Devido aos processos burocráticos da empresa, inicialmente encontramos alguns obstáculos para realizarmos uma gravação. Porém, na última semana deu tudo certo. E, por coincidência, o empreendimento ta abrindo uma filial em Cacoal, cidade vizinha de Alvorada.
Agora é só esperar o término da instalação da empresa e iniciar as negociações para a destinação dos resíduos sólidos de Alvorada D’Oeste. Bom, assim esperamos!!!!

Mais notícias a qualquer momento, se antene!
SELVA!!!!

quinta-feira, 22 de julho de 2010

Rondonistas são recepcionados pelo frio em Rondônia


Pois é, por incrível que pareça fomos recepcionados pelo frio em Alvorada D'Oeste.
Sair de Santa Catarina para passar frio em Rondônia é uma me...Metamorfose climática!!!
Segundo moradores do município onde estamos realizando nossas atividades, não fazia tão frio no Estado há mais ou menos 10 anos. Fomos acusados de trazer o frio para cá.
Esperando um clima quente nós, rondonistas, trouxemos muita roupa leve para enfrentar altas temperaturas e acabamos passando frio. Mas, agora está tudo resolvido...o calor voltou!! E no momento a frase mais ouvida é "nossa que calor!!".
Ah! O pôr-do-sol aqui é LINDO. Vamos registrar esse momento e postaremos aqui em breve.
Apesar do calor, não deixamos nossa cultura de lado. Estamos tomando muuuuuito Chimarrão.
Junto com a Unisul, o Centro Universitário de Votuporanga - Unifev está realizando as atividades em Alvorada D'Oeste. A foto registra o momento da nossa chegada ao município e a recepção feita por Laerte, prefeito da cidade, Josias, secretário de administração e por Lenir, secretaria de educação.
Temos muito trabalho pela frente, além dos que estão em andamento e dos que já realizamos e para que tudo ocorra bem a galera está se dedicando muito.
Há também os momentos de descontração e fatos cômicos que relataremos no nosso diário de bordo, aguardem!!!!


A qualquer momento mais notícias da nossa aventura, se ligue!!
SELVA!!

Unisul na Operação Mamoré do Projeto Rondon


No dia 16 de julho as professoras Gisele Vargas e Sidenir Meurer, juntamente com os acadêmicos Ana Paula Carvalho da Silva, Carla Bitencourt, Daniel Pezente, Jariel Inácio Júlio, Kayo Brodbeck, Tatiane Izidoro, Tiago Berghahn, Stéphanie Pizzolatti, partiram para o estado de Rondônia numa missão humanitária.
A missão consiste na Operação Mamoré do Projeto Rondon, que está sendo desenvolvida no município de Alvorada do Oeste, onde unir a população e lideranças para promover o desenvolvimento social, cultural, econômico sustentável, capacitando multiplicadores do conhecimento em determinada localidade, constitui a principal proposta da equipe da Unisul.
Entusiasmada, relata a aluna Ana Paula do curso de Administração da Unisul que “as atividades proporcionam um grande crescimento, tanto pessoal quanto profissionalmente. Assim, o valor e as experiências que agregamos em nossas vidas deixam de ser um sonho e passam a ser realidade, pois contribuem diretamente para que nos tornemos profissionais capazes de fazer a diferença!”
Considerando a multidisciplinaridade da equipe, pois reúne alunos e professores dos cursos de Administração, Agronomia, Comunicação Social, Psicologia e Relações Internacionais é possível desenvolver com eficiência as atividades propostas ao município de Alvorada do Oeste. Conforme a professora Gisele Vargas “as ações desenvolvidas pelos alunos no Projeto Rondon, além de proporcionarem a transdisciplinaridade, é uma excelente oportunidade para o acadêmico praticar a extensão universitária. A interação entre estudantes e professores e a comunidade tem um alcance social muito grande, pois gera conhecimento e oportunidades de desenvolvimento para o município.”
A equipe da Unisul, que desde o mês de maio se preparou para o desenvolvimento das ações em Alvorada do Oeste/RO, retorna à Tubarão dia 1 de agosto, ciente de que praticar a cidadania é ser ainda mais brasileiro.


Em breve postaremos mais notícias da nossa aventura, acompanhe!
SELVA!!!!!

terça-feira, 29 de junho de 2010

PREPARAÇÃO


Nesse exato momento estamos em sala de aula mostrando para as professoras Gisele e Sidenir os materiais já elaborados para as oficinas que realizaremos em Alvorada do Oeste!!!